a irmandade da cueca

Porquê que se diz um par de cuecas se ela é só uma? Não sei, talvez porque é sempre bom partilhar as coisas, mesmo as mais intímas... Mas como não há longe sem distância, e esta última existe, criamos aqui uma tertúlia virtual, em que os km não têm lugar e que por meias, completas ou ausentes palavras contamos o que nos vai na alma ou que simplesmente vai.

terça-feira, janeiro 31, 2006

Ausência

Olá,
O "nosso" pai vai amanhã intervencionar cirurgicamente a hérnia discal que lhe tolhe corpo e espírito. Voltamos logo para casa, mas ficaremos de molho até à próxima 2ª Feira.
Assim suponho que vou deixar de contribuir durante uns diazitos para o nosso blog, mas prometo voltar em breve com relatos mais ou menos pormenorizados dos dias que se aproximam.
Até lá, deixo-vos embeijocadas e que o resto da semana corra bem.

segunda-feira, janeiro 30, 2006

E...

...como estamos unidas para os bons e os maus momentos, envio aqui em nome da irmandade um grande beijinho para a Sister Nemm que está a passar por um momento difícil.
Estamos contigo (pela minha parte, desculpa por não poder estar em presença física).

Crumble de Maçã e Neve

2 acontecimentos marcaram este fim de semana, a 1ª vez que fiz crumble de maçã e a 1ª vez que vi nevar na minha terra...as duas coisas juntas ficaram óptimas, nada como comer o crumble de maça quentinho, enquanto lá fora, a neve acumulava-se no cantinho da janela. Tenho pena, mas não tenho fotografias de nenhum dos acontecimentos, um já passou o outro já comi!

Nota: Em relação ao crumble, 2 dicas: 1º descascar e laminar maças demora muito mais do que se supõe; 2ºquando na receita diz um pouco de leite é mesmo um pouco de leite, caso contrário corre-se o risco de não se conseguir espalhar a massa, ficar com ela agarrada aos dedos, desesperar e por fim misturar as maçãs e a massa, em vez de ficar uma em cima da outra.

Branquinho, branquinho...

Ontem foi assim.
Quando comecei a perceber que aquela "chuva" era demasiado compacta, tive de colocar o braço de fora para acreditar que estava realmente a nevar!
No início, só uns farrapos, depois um acontecimento inédito e que durou o suficiente para muita diversão, "jutas" de bolas de neve e até a realização empolgada do Branquinho, um simpático boneco de neve que ainda sorri hoje no nosso jardim.





quinta-feira, janeiro 26, 2006

Calimero já foi adoptado


Fica aqui uma importante rectificação, alertada por sister San.
O meiguinho e lindo Calimero já foi adoptado.
Tenho a certeza de que os novos donos lhe vão dar todo o carinho que ele merece. Felicidades para eles.

Para uma 5ª feira mais doce

Esta receita foi-me enviada pela Sister Meg, quase totalmente traduzida, mas tomo eu a liberdade de a publicar, de modo a que toda a irmandade tenha acesso a ela. Não sei se todas gostam de crumble, mas 2 pelo menos sim...

Crumble de Maçãs e Tâmaras

8 maçãs de várias qualidades

24 tâmaras secas

1 chávena de chá quente

100gr de papas (farinha) de aveia

100gr. de açúcar amarelo

100gr. de manteiga com sal, cortada aos cubos

100gr de farinha (podendo utilizar-se metade de farinha de trigo e outra metade de farinha normal para um sabor interessante)

Leite q.b.

Para 6 doses

Pré aquecer o forno a 200º. Untar um tabuleiro com um pouco de manteiga (a menos que este seja anti-aderente).

Colocar as tâmaras numa taça e deitar por cima o chá quente. Deixar estar cerca de 20 minutos para elas incharem um pouco.

Descascar e remover o caroço às maçãs e cortá-las às fatias. Dispor as fatias no tabuleiro. Deitar algumas colheres de sopa cheias da infusão das tâmaras nas maçãs (o líquido ajuda à sua cozedura). Escorrer as tâmaras, remover as sementes, cortá-las aos cubos e distribuir uniformemente por cima das maçãs.

Na misturadora, bater a papa de aveia, o açúcar, a manteiga e a farinha até se assemelhar a sal grosso. Adicionar um pouco de leite e bater um pouco mais. Espalhar a mistura em cima da fruta. Pode optar por utilizar toda a mistura para um verdadeiro “crumbly, crumble” ou utilizar só uma porção (eu utilizo cerca de ¾) e guardar o restante, num recipiente hermético, no frigorífico para utilizar mais tarde.

Colocar a mistura no forno para cozinhar durante uma hora, até as maçãs estarem tenras e a cobertura dourada. Servir com creme inglês, natas frescas ou com uma bola de gelado.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Escassos segundos...

Aproveito este segundos para escrever, enquanto aguardo. Do outro lado da linha ouço uma música que faz com que imagine o ecran de uma Tv, em que aparece uma imagem a dizer : por motivos alheios à nossa vontade a emissão foi interrompida e segue dentro de momentos....Mas não estou em casa sentada confortavelmente no sofá ou na cama a ver televisão, estou ao telefone e enquanto aguardo pela resposta à minha pergunta, dão-me literalmente música. ...
Enquanto seguro o telefone entre o ouvido e o ombro, resolvo vir até aqui só para deixar o meu testemunho, no 25º dia do ano e em simultâneo penso que o Natal já foi há 1 mês. Meu Deus, o tempo voa e se ao menos nos divertissemos enquanto ele passa por nós. Eu sei, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, há dias que sim, há dias que não, ao fim ao cabo a vida é como o tempo, às vezes faz sol, outras vezes chove,etc... Hoje apesar do cinzento do tempo, estou bem, tenho tanto para fazer que nem tenho tempo de pensar como estou, logo acho que estou bem, ou assim assim, ou como diz o bom português podia estar pior...
Mas faz-me falta um pouco mais de vida, entre o trabalho, a ginástica, o descanso, o dormir, como alguém disse e não faço a mínima ideia quem:


"Life is what is happening while you are busy doing something else"

Impulse

Se depois de começarem o dia com mais cerca de 60kms, a acrescentar aos muitos que já fazem diariamente, para participar numa reunião que pela 3ª vez não se realiza por falta de quórum e derem por vocês a aliviar desesperadamente a bexiga, depois de 6 horas sem o fazerem, com a certeza de que, pelo menos três ilustres profissionais da empresa onde trabalham ouvem claramente o acontecimento, isso não é impulse!

terça-feira, janeiro 24, 2006

Bom 24º dia do 1º mês de 2006

Os aquecimentos foram-se, assim como vieram, rapidamente. Por agora estamos bem, só continuamos olheirentos e ensonados. Começo a achar que este é o estado normal das coisas.
Hoje é terça-feira, 24 e por isso o dia mais deprimente do ano já lá vai. Agora só precisava mesmo de um bocadinho de sol, que o céu por estas bandas carregou-se de cinzento e empurrou um frio cá para baixo…
Parece que as meninas aqui do lado se esqueceram definitivamente da existência deste local de conversação e por causa disso, deixou de haver comunicação de todo. Logo agora que alguém se ia criativar. Não me descarto das minhas responsabilidades neste lapso, mas o tempo não é muito, entre viagens, banhos, jantares e ó-ós e também, ou só por causa delas, das viagens, o saldo telefónico colapsa quase sempre a níveis absurdos…
Aguardo ansiosamente notícias da capital (e arredores).

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Pela forma como me sinto hoje: eu logo vi...

Influenza

Os ranhos que nos escorrem nariz abaixo, Inverno fora, são uma chatice. Os ranhos e o Inverno. O frio lá fora não impediu que a temperatura subisse dentro de casa e por causa disso, a noite foi de deslocações: do meu sono, da minha cama, da cama dele. Acalmou de madrugada, ainda (demasiado) quente e entupido, mas demasiado tarde para me recompor.
Na ausência de avós protectores, (as)sentou más ou boas disposições na escolinha e esperamos que a desprotecção não venha piorar ânimos e subir ainda mais as temperaturas.
Deixar a cidade trouxe-lhe saúde ou, pelo menos, privou-o da convivência permanente com alguns vírus, mas o que é bom acaba depressa e logo voltaram à sua companhia com maior à vontade e frequência. No meu caso, inverteram-se imunidades e a vinda para o “campo” presenteou-me com crises menos agradáveis e mais ou menos frequentes disto.
Quando adolescia, admirava modelos escanzeladas de olheiras góticas. Hoje, reconheço que as minhas não me favorecem. Revelam demasiado das minhas noites claras e movimentadas ao ritmo de pesadelos, chorinhos e “ió-ióis”.
Parece impossível que uma pessoa comece a semana cansada, mas não é. Desculpem a descriminação, mas no dia a seguir às eleições, voto pelo “mãerário”, um horário com gestão individual e flexível, para que possamos algum dia voltar a ter ar de gente.
Bom início de semana para todos.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Devics

Descobri este som aqui. Óptimo para relaxar no fim de semana.

Afinal ando por aqui

Palavras como flebotomia, transfusão autóloga e homóloga, plaquetas ou consentimento informado fizeram parte da minha manhã passada entre corredores brancos com extensões aparatosas e um gabinete, também branco e gelidamente esterilizado.
Quando há uns anos atrás me movimentava entre mobiliário de conceituados designers europeus, rodeada de formas orgânicas, cores e materiais, nem imaginava estar hoje a trabalhar num ambiente branqueado, asséptico, de batas, uniformes, chinelas verdes emborrachadas e procedimentos, protocolos, normas. Tantos procedimentos, protocolos e normas. É diferente. Tudo é diferente e ainda há alturas em que me perco, tanto nos corredores brancos com extensões aparatosas, como nos objectivos da minha presença neste lugar. Assisti de manhã, pela primeira vez, a uma auditoria de acompanhamento desses procedimentos protocolos e normas. Sem perceber quase nada, percebi que fomos espremidos, bastante. Não nos saímos mal.
Termino o dia com a reunião de conclusão da auditoria e guio(-me) para casa rumo a um jantar com amigos que há algum tempo não vejo e a um fim de semana que se avizinha calmo. Esta semana não consegui recuperar. Preciso tanto de dormir.
Bom fim de semana.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Tempo



A manhã passou a correr, entre telefonemas, adjudicação de um contrato, preparação psicológica para a realização de um comentário sobre uma pintura de um portador de síndrome de down para uma exposição, continuação da análise das centenas de questionários de avaliação de um plano de comunicação e preparação para a auditoria de amanhã.
Parece que, sem dar muito por isso, estou finalmente a entrosar-me nestas andanças do Centro. Ainda que não saiba muito bem onde me encaixo, como pode ver-se pela descrição acima, acho que começo(am) a encaixar-me em vários sítios, uns mais experimentados, outros nem por isso… vai-se vendo e fazendo.
Amanhã já é sexta-feira e a julgar pelo programa que tenho à frente, não vai sobrar tempo para por aqui passar e assim, despeço-me já, até para a semana.
Tenho tido muito pouco tempo para vir aqui dar o meu contributo para a manutenção e actualização da Irmandade na blogosfera e para além disso, continuo com o meu poder em baixa. Às vezes gostava de controlar o tempo.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Tolda-se-me corpo e espírito nesta nova modalidade de escrita online. Parece, afinal, que sempre foi, fui assim. A minha mãe costumava dizer resignada: “tão descontraída que ela era e de repente tornou-se uma retraída, uma tímida. Mas porquê?” Também eu não consigo responder, mas parece-me cada vez mais verdade. Retraí-me e retraio-me, a mim e aos sonhos enormes que costumava ter. Alturas houve em que confesso alguma megalomania, mas é por isso mesmo que se chamam sonhos, não têm de ser comedidos. Em sonhos podemos e devemos megalomanar à vontade, é próprio da condição humana. Agora sou parvamente comedida, até (e principalmente) nos sonhos. Não devia.
Em Dezembro tive uma vez mais a prova da minha adquirida timidez. Numa visita a esta loja, deparei-me com o alvo da minha admiração e mesmo sem querer, fiquei aterrada. Aterrada é a palavra certa e tive de abandonar a loja, respirar fundo e dizer a mim própria que aquilo não era normal. Mas a outra parte de mim insistia em ficar ali, envergonhada por lê-la, por acompanhar partes da sua vida e foi tão estranho. Tudo o que consegui foi voltar a entrar, dirigir um olá demasiado corado, comentar que gostava muito do seu trabalho e que a loja parecia incrivelmente mais pequena ao vivo. Que conversa, que treta que sou. Não era nada disto, tinha tanto para elogiar, para comentar... tantos bonecos para abraçar.
E não foi este exemplo que me fez perceber realmente a existência desse meu eu aparvalhado, mas ilustra bem os sentimentos que me assolam de vez em quando. Não sou uma pessoa desinibida e pronto (mas custa-me).
Agora parece que também o meu cueca power relacionado com a escrita se foi, se está a ir e sinto-me presa, verdadeiramente toldada.
Não vou desistir: Quero os meus poderes de volta!

Eu sei que ainda é Inverno


Mas anseio pelo Verão,para ir à descoberta de novos destinos e mergulhar em águas cálidas e transparentes, como estas em São Vicente - Cabo Verde. Quero sol e camisolas de alças...Gosto do Inverno, mas tenho frieiras e frio. Acho que ele (o Inverno) devia vir numa edição mais limitada ou então, nos dias em que estamos debaixo de um edredon quentinhas ou frente a uma lareira...

terça-feira, janeiro 17, 2006

Há dias.....


...em que me apetecia simplesmente ir para
outro lugar, à procura do sol...

sábado, janeiro 14, 2006

What I really whish is…

Costuma-se dizer que não desejes muito algo porque podes vir a tê-lo.
E por muito que me custe admitir, é verdade! Passamos a vida a querer alguma coisa ou alguém e muitas vezes são coisas quase impossíveis ou tão difíceis de as ter que nos fazem deseja-las ainda mais, mas no fundo no fundo só as escolhemos como meta porque sabemos que a probabilidade de as conseguir é baixíssima e por isso não corremos o risco de ter de lidar com elas no dia-a-dia e de enfrentar que têm senãos e defeitos, ou que afinal não é aquilo que queremos realmente

E afinal o que é que eu desejo muito???
Vai parecer tolo o que vou dizer mas acreditem que foi uma luta admitir a mim mesmo que quero, que acho que há muito que não tenho ou se alguma vez tive...

... EU DESEJO CONSEGUIR APAIXONAR-ME LOUCAMENTE POR ALGUÉM!

Sou daquelas pessoas que me envolvo com alguma facilidade mas que para me apaixonar é muito complicado. Não sei bem porquê, talvez seja para não me colocar numa posição frágil e em que me possa vir a magoar, mas acho que por vezes uso e abuso no procurar de dificuldades nas pessoas com quem me envolvo para descobrir obstáculos nelas ou no relacionamento, assim não tenho que baixar as defesas e entregar-me de alma e coração à outra pessoa.

Claro que passei pela fase da adolescência em que as paixonetas surgem por cada vez que respiramos. Nessa fase tive aquela paixão assolapada e totalmente platónica que quase todas as miúdas têm – aquele rapaz lindo, fantástico de morrer, que nos altera a respiração e até a capacidade de raciocinar mas que a maior parte das vezes nem o chegamos a conhecer. Também tive aquele amor difícil que somos tão amigas tão amigas que sabemos tudo inclusive as namoradas e as paixões dele – e ele é tão cego que não consegue ver que aquela estúpida que o atura a todo o momento só o faz porque o adora – e nessa altura claro que estive loucamente apaixonada, tão louca tão louca que em vez de fazer alguma coisa para o ter entreguei-o de bandeja a uma colega minha…

Mas com isto não quero dizer que nunca amei ou fui amada, muito pelo contrário. Tenho a sorte de já ter sido muito amada e muito querida por mais de uma pessoa e, que amei muito duas pessoas na minha vida. Parece incongruente (e talvez esteja enganada) mas já amei sem ter estado loucamente apaixonada. Dei muito e recebi muito mais mas não me recordo em nenhum dos casos, e com imensa pena minha, de ter passado por aquela fase inebriante que nos arrebata e nos faz ver o mundo através de um sorriso.

Por isso é que digo, gostava muito de me apaixonar loucamente por alguém, não como na adolescência cheio de inseguranças e dúvidas mas gostava imenso sentir por alguém uma paixão forte que provoca um aperto no estômago, aquele nervoso miudinho por saber que o vou ver e que nos faz contar todos os minutos para estar com aquela pessoa …

E sim, mesmo sabendo o que implica e que teria de deixar se ser aquela que aguenta tudo sozinha DESEJO MUITO APAIXONAR-ME POR ALGUÉM!!!

and what about you girls, what do you really whish?!?!?!?




sexta-feira, janeiro 13, 2006

Sexta-feira


"- Quem? O infinito?
Diz-lhe que entre.
Faz bem ao infinito estar entre gente."

[De porta em porta, Alexandre O'neill]

Também a mim, como ao infinito, faz bem estar entre "gente".
Tenho saudades vossas.
Bom fim de semana e como dizia o outro senhor: façam o favor de ser felizes!

quinta-feira, janeiro 12, 2006

2 em 1 para não perder tempo

Os tempos modernos


Há um filme do Charlie Chaplin que se chama Tempos Modernos, acho que já vi, mas confesso que não me lembro muito bem, mas tem qualquer coisa a ver com a azáfama diária, quase mecânica em que a sociedade vive. Se ele achava isso há quase 100 anos atrás, o que diremos nós agora... Sei que não serve de desculpa, mas é a justificação que eu encontro para explicar os meus escassos contributos no blog de que tanto me orgulho que exista.

Com base nas minhas intenções de ano novo comecei a frequentar um ginásio, o qual promete (acompanhado de uma alimentação saudável e equilibrada) que em apenas 30 minutos por dia, consigamos perder peso, tonificarmos e melhorar a nossa auto-estima. Será verdade? Não sei, ainda só vou no 2º dia, mas de qualquer forma gostei no conceito, estou farta de que me falte tempo para a vida depois do trabalho e achei que 30 minutos por dia era aceitável! Mas claro está, continua a faltar-me tempo para outras coisas, como por exemplo, o nosso blog. Hoje estou a tirar 30 minutos ao trabalho, para escrevinhar umas quantas linhas, para que possa dizer às minhas sisters (principalmente à kilometricamente mais distante), sim estou aqui...

Mas de qualquer forma, lá está, em prol de uma coisa pretere-se outras, neste caso, o facto de estar a sair todos os dias às 19:30 em ponto, faz com que aquele tempinho que eu tinha à noite para escrever se torne inexistente, faz com que os dias sejam mais curtos. O facto de não ter PC em casa, também não ajuda, eventualmente à noite seria uma boa alternativa, mas confesso que não me apetece nada voltar ao local de trabalho depois de sair daqui...

Não há bela sem senão...

Porque é que nunca se consegue o melhor dos dois mundos? Porque fica difícil gerir tudo o que gostamos? Será que devíamos ter uma capacidade de gostar mais limitada? Provavelmente e com a vida que levamos e com a falta de tempo, devíamos ter um coeficiente que nos permitisse calcular quantas coisas poderíamos gerir com qualidade na nossa vida, ou seja X:

24 h – (h de trabalho -h no trânsito –h de afazeres indesejados-h desperdiçadas-h de sono)
------------------------------------------------------------- = X
(família+amigos+namorar+filmes a ver+livros a ler+dolce fare niente+coisas que gostamos)
Assim estipulávamos a nossa vida com base naquilo que realmente conseguíamos fazer, sem ficar com aquela sensação todos os dias, que ficou sempre alguma coisa por fazer...algum amigo que devíamos ter telefonado ou mandado um e-mail, as páginas do livro que não lemos, o filme que não vimos, o tempinho que devíamos ter tirado para brincar com uma criança (mo meu caso as minhas sobrinhas), o beijo ou abraço que não demos...falta sempre alguma coisa. E agora com o meu ginásio menos tempo tenho ainda, por isso digo, não há bela sem senão, posso ficar em forma, pode me fazer bem ao corpo e à alma, mas “rouba-me tempo”.

No meu caso, eu tenho a solução, tenho de aprender a levantar-me mais cedo, a perder a preguiça matinal que faz com que não queira sair do vale dos lençóis. Sei que estarei a “roubar-me horas” de sono, mas mesmo assim, eu sou uma privilegiada, durmo mais que a média dos portugueses, estou a 5 minutos de emprego, por isso menos uma hora por dia, só me trará mais algumas alegrias (hum.......I think)!

Sinto-me...

...tão assim.
Menos a parte da imperial, que nunca fui grande apreciadora de cerveja e desde que ganhei o título de mãe, o álcool faz-me mais mal que bem. Olha rimei!

Agenda

A indecisão não me matou. Não podia, quando não passa disso mesmo. O facto de o contexto económico-familiar presente não permitir devaneios ajuda sempre a escolha, ou ausência desta. Resta-nos pensar nisso, nas possibilidades, não na falta de budjet, resta-nos sonhar um bocado, ou ir sonhando um bocado, que isso ainda é de graça.
Pudesse eu alhear-me das solicitações de fim da semana e partia 50kms a sul, para me reabastecer de cinema, teatro e acontecimentos impróprios para mãe de filhos (meus e nem por isso), que não tem com quem os deixar.
Agarro na LeCool desta semana e já mais logo à noite assistia ao documentário “Falta-me”, de Cláudia Varejão, no Café das Imagens, amanhã vingava-me do frio num 3º andar de Alvalade, com "Chill Out Arabic", aromatizado com incenso e chá de menta e no Sábado, retemperava maleitas da noite de Sexta-feira 13, com as sugestões light do "Restaurante Passion Fruit" ao Campo Pequeno, rumando depois a Santos para me sobremesear com "A Princesa do Amor de Sal", de Rita Lello. Não podendo ir, ficam as sugestões para a restante Irmandade e se quiserem saber mais vão à revista mais Cool do pedaço.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Neve

Há seis dias apetecia-me ver o mar, hoje anseio por neve branca e fria, a perder de vista. Esta indecisão mata-me.


Noites (inter)rompidas

A noite não foi fácil. Ultimamente nunca o são (as noites). Entre uma indisposição minha ou mil pesadelos do Pê, há sempre qualquer coisa que me (inter)rompe as noites. Hoje custou-me particularmente - abandonar uma cama quentinha com intervalos mais ou menos frequentes de 10 minutos e atravessar o corredor gelado para ir afagar-lhe a alminha chorosa, por muito amor que contenha, não deixa de levar uma pessoa ao desespero - ou acham que o estatuto de mãe vem acompanhado de um programa anti-cansaço-desespero-sono? A existir tal programa, seria o próximo investimento lá para casa, porque o regresso dos pesadelos e consequentes ataques incontroláveis de choro e gritos deviam ser proibidos nas estações frias, senão em todas elas...
Engulo o orgulho com a maledicência e as fabulosas campanhas anti-criancinhas-na-cama-dos-pais que sempre proclamei, recolho nos braços a "fadinha" e as "bús" e aconchego-o no meu ombro para o levar para o único sítio onde, por vício, mimo ou sabedoria infantil acoplada me proporciona e a ele próprio, uma noite mais calma.
Como alguém dizia: pela boca morre o peixe!

terça-feira, janeiro 10, 2006

Sem paciência …

O caos e a falta de organização perturba-me, cansa-me e afecta todo o meu sistema.

Não me considero metódica nem paranóica com planeamentos e adoro uma boa surpresa ou o inesperado, no entanto para o dia-a-dia é-me necessário alguma ordem e acima de tudo respeito pelos outros e se não for pedir muito algum por mim. Mas ultimamente tenho chegado à conclusão que cada vez se pensa mais no eu e nas nossas necessidades pondo-se totalmente de parte a presença dos outros se deles não precisarmos. O mundo está transformado num concentrado de egoísmo que permite o dizer e o fazer tudo o que vier à nossa cabeça desde que sirva para atingir os nossos fins.

Não sei se sou apenas eu mas por vezes tenho vontade de emigrar! Emigrar, não para outro país porque apesar deste “jardim à beira mar plantado” estar carregado de problemas e defeitos acredito que todos os outros tenham os mesmos ou outros defeitos, mas para outro mundo, para outro planeta, para outra galáxia, para outro ser que não o Homem. Passo-me com a estupidez de nosotros e a prepotência que temos por sermos o Ser dito mais inteligente à face da terra, por vezes apetece-me que certos exemplares desta espécie se encham de moscas e vão morre longe porque só atraapaalham, há dias que até esses animais nojentos e que vivem num mundo de m… conseguem ser mais inteligentes do que nós.

Posso estar a ser demasiado exigente e até intolerante mas esgotei toda a paciência para com estas situações e acho que vou fazer uma cura de sono para ver se quando acordar vejo o mundo com outros olhos. Até lá e para não me tornar naquilo que acabei de criticar identifiquei um alvo novo – eu mesma. Acho que, especialmente, hoje estou irascível e que me tornei no monstro que gostaria de abater…

Sei que há dias mais fáceis, outros menos fáceis e há aqueles que parece que tudo corre mal… e parece que neste momento estou não num momento desses mas numa fase continua e interminável!!!

Estou zangada com o mundo e com todos os seres que o utilizam como casa mas com quem ainda estou mais aborrecida sou eu mesma. Não tenho paciência para mim nem para a raiva que está acumulada aqui dentro. Por vezes tenho uma vontade de me rifar ou até mesmo doar só para não ter de me aturar.

Por isso entendo e até aconselho que há e haverá alturas que é melhor nem me porem a vista em cima porque este ser se transforma em algo hiper-maldisposto e intragável.

Este momento memorável, a colocação do meu 1º post ainda por cima atrasadíssimo, que deveria ser cheio de boa disposição e alegria mas isso é pedir demais à mal-diposta da irmandade

Sister Alexa finalmente descobri o meu poder – a má disposição que também faz falta

"cada lugar teu"

Demasiado tocante para comentar, este "cada lugar teu" merece mesmo uma visita e leitura atentas. Infelizmente lindo!

Discinésia Biliar

Poupando-vos de pormenores sórdidos, justifico aqui a minha ausência com os sintomas bastante acentuados provocados pela disfunção acima referida, que me tolheu corpo e alma durante o fim de semana e me deixou numa espécie de limbo/letargia até hoje.
Confesso que só agora me começo a sentir um pouco mais animada e viva, mas espero amanhã estar completamente recuperada.
Ainda que sem grande energia, gostava de publicamente parabenizar a sinopse da Irmã Alex, que tão bem conseguiu ilustrar esta irmandade. Agora só falta a apresentação pública das colecções já extensas...
Despeço-me, que por hoje não há inspiração para mais.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Sinopse ...ou nem por isso de tão longa que se tornou....

Não foi fácil cá chegar mas como o prometido é devido: cá está o meu 1º post!

É minha missão nesta minha estreia contar as origens desta elite que é a "irmandade da cueca"...

Irmandade:

do Lat. germanitate
significa:
parentesco entre irmãos;
intimidade;
confraternidade;
confederação;
liga;
associação;
confraria.

Dos vários significados creio que o de "liga" seja o que melhor se aplica no nosso caso especifico:
Porque esta irmandade é uma junção, um pacto, um acordo....

Cueca:

Esta palavra embora não definida em dicionário é do censo e utilização comum. É também parte do folclore da transição para um novo ano - há que estrear uma cueca azul na entrada de cada ano novo!( as origens desta crendice são-me desconhecidas e a bem da verdade não quero nem aprofundar muito o assunto...não vá correr o risco de descobrir que em tempos idos esta era a única altura em que se mudava a roupa interior...errrhg!)

Irmandade da Cueca:

Estavamos nos últimos dias do ano de 2004: no desespero de que tão fatídico ano acabasse e na certeza de que 2005 só poderia ser melhor 3 amigas acharam por bem cumprir o ritual ao pormenor e entrar em 2005 de cueca nova!E assim foi: powered by DIM a passagem para 2005 deu-se da melhor forma e com a maior fé nos 365 dias que se seguiriam- daí o titulo desta irmandade: CUECA!
Mas este sendo decerto o pormenor que mais curiosidade pode causar é sem dúvida o de menor importancia....
No âmago desta irmandade encontramos as verdadeiras origens da sua existencia:
O poder da amizade, a magia da cumplicidade, a saudade da irresponsabilidade e descomprometimento de todas, a certeza de que a vida e os novos anos que nos esperam serão sempre e ainda melhores e mais felizes e o pacto de que por mais anos novos se tornem velhos: não deixaremos que os caminhos que nos afastam nos tornem estranhas umas das outras!

2006 é o 2º ano da cueca: Em 2005 entre as 4 irmãs existiram pequenos atritos, stresses, desilusões, revelações e até discussões quase sérias...Mas somos "amigas do caraças" e por mais que se faça ou diga...está tudo bem na mesma!
A entrada em 2006, em Lisboa ou no médio Tejo teve um facto comum da maior relevancia: por força da irmandade estavamos juntas e desejando para todas o que desejamos para nós! Mais uma entrada em grande que nos dá o balanço e a energia para estrear cada um dos 365 novos dias na certeza de que cada um pode ser um dia feliz, e com a garantia que naqueles em que nada bateu certo temos sempre pelo menos 3 pessoas fantásticas com quem podemos contar!
A cueca é o "elo", o símbolo...e no fim de contas dão sempre jeito!!!

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Pois...

Parece que afinal a menina aqui de baixo anda a sonhar mais do que pensa ou se apercebe... Afinal quem apagou os links do nosso blog? O mistério perdurará: eu ou tu? Quem sabe?
O que interessa é que lá vou eu outra vez para o bendito html. Acho que um destes dias tenho pesadelos em código!
Bom fim de semana!

Why?

Ontem à noite deitei-me a pensar numa frase, penso que é do Martin Luther King (perdoem-me se não for)...

Men see things as they are and ask why.
I dream things that never were and say way not?

Quando é que eu passo à 2ª frase?

Bom dia!

Hoje chove por cá, o dia está cinzentão. Mas a bem ou a mal, vem aí o fds.
As meninas continuam a não colaborar activamente no nosso blog...
No Verão a nova colecção da irmandade será composta de cuecas ruças com os elásticos esgaçados, para castigo!
Passem um óptimo 6º dia do 1º mês de 2006! E já agora, passem também uns óptimos 7º e 8º!

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Percurso(-me)

6km de N114-2; 36km de A1; 19km de A23; 17km de IC3
Mais quilómetro, menos metro, este é o percurso que faço todas as manhãs para o trabalho. Inverto-o em todas as tardes de pouca vontade papa quilómetros para regressar a casa. Quando saí de Lisboa, com emprego a uma paragem de metro de casa, não imaginava visitar terras de médio tejo todos os dias. Foi (continua a ser) por uma boa causa, talvez a melhor e mais consistente causa da minha vida, o meu filho. E este post não serve para despejar lamúrias, apenas como desabafo. Hoje apetecia-me ver o mar, tanto!
Um óptimo dia para todas vocês.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

E agora vejamos o que os astros nos revelam...

SISTER SAN
Os nativos de Peixes são influenciados pela Carta nº 21 do Tarot, O Mundo, que significa Fertilidade.
Previsão geral para 2006
Este ano tenderá a abraçar novas oportunidades, nomeadamente as que lhe garantam uma maior estabilidade a nível económico.
Convém ter sempre os pés bem assentes na terra e não ficar muito ansioso com os resultados, pois só se mantiver a calma e for prudente, alcançará os resultados que deseja e merece. O sucesso espera por si.
Este ano é o indicado para abraçar novos projectos, pois avizinha-se uma actividade mais elevada e de maior lucro.
A nível de saúde, procure descansar o suficiente, principalmente quando se acumular trabalho, não se entregue ao cansaço, pois terá tempo para tudo. Antigos problemas de saúde podem regressar, o que o deixará um pouco limitado nas suas actividades diárias. No entanto, o seu lado emocional não será afectado.
A nível pessoal, conseguirá compreender-se melhor a si mesmo e terá coragem de mostrar aos outros como realmente é. Progressos a nível pessoal.
Existe a possibilidade de ter que se sacrificar por um projecto, onde não obterá a recompensa e a compreensão devida. Apesar de tudo terá que o realizar até ao fim, pois tem boa capacidade de análise do negócio que tem em mãos.
A nível financeiro, poderá necessitar de rever a forma como gere o seu dinheiro, ajustar os seus planos financeiros ou procurar novas formas de obter rendimentos.
Traços gerais
Os nativos deste signo são pessoas com grande capacidade intuitiva, são afectivos e sensíveis ao que os rodeia. Preocupam-se mais com a felicidade dos outros em detrimento do seu próprio bem-estar. Gostam de ser correspondidos no amor e não criam malquerença. Por amor são capazes de tudo e raramente contrariam a vontade de quem gostam.
São simpáticos, compreensivos e muito tolerantes, mantêm a calma em todas as situações e nunca se exaltam com quem os rodeia.
O único senão prende-se com o facto de serem muito influenciáveis, facilmente se deixam enveredar pelas opiniões dos outros, para não criar atritos ou desavenças.
Para estes nativos, tomar decisões não é nada fácil, até preferem que essas tarefas sejam delegadas noutra pessoa.
A nível sentimental, conseguem sempre o que querem, pois a sua maneira de ser meiga e carinhosa tende a cativar o sexo feminino.
O que mais os entristece é quando se deparam com uma realidade diferente daquela que tinham idealizado.
A sua fragilidade é a melhor arma de que dispõem para atingir os seus objectivos.
Planeta Regente

Neptuno - Representa a ilusão, a inspiração e o idealismo. Desenvolve a compaixão e o crescimento espiritual. É o planeta do signo Peixes e por sua influência, estes nativos são sensíveis, generosos e ingénuos.
Elemento
Água - Representa a fragilidade, a intuição e a emoção. Está ligada ao oculto e ao misticismo. Desenvolve capacidades como a tolerância, a compreensão e a compaixão.
Os nativos dos signos que pertencem ao elemento Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) são emotivos, sensíveis, vulneráveis e carinhosos. Apreciam a tranquilidade e têm uma certa dificuldade em aceitar a mudança.
Mulher: A mulher de Peixes vive a sua vida na procura do grande amor. Para conquistar o seu coração basta ser extremamente romântico. Fazer uma declaração de amor ou surpreendê-la com um jantar à luz de velas é algo que muito aprecia.
Adora saber que é querida e respeitada pelo seu par.
Signos Compatíveis: Caranguejo, Escorpião, Touro, Virgem e Capricórnio
Signos Incompatíveis: Carneiro, Leão e Sagitário


SISTER NEMM
Os nativos de Gémeos são influenciados pela Carta nº 21 do Tarot - O Mundo, que significa Fertilidade.
Previsão geral para 2006
O ano de 2006 promete ser muito auspicioso para os nativos de Gémeos.
As suas energias devem ser canalizadas para a criatividade, tirando partido da imaginação para alcançar o sucesso e o poder.
Os processos que tem em curso conhecerão um progresso tão espantoso que lhe permitirá tirar férias antes do planeado. Aproveite esta altura para se inscrever numa actividade que ache interessante ou para desenvolver um passatempo que lhe permita desenvolver a sua criatividade.
O seu optimismo fará com que sinta coragem para desenvolver projectos inovadores e ousados e essa sua atitude trar-lhe-á muitos benefícios, no entanto deve ser prudente para não correr riscos desnecessários. Ousadia sim, mas sempre com um elevado grau de responsabilidade.
É possível que descubra novos interesses e que possa utilizá-los para melhorar o seu sector profissional.
Com a entrada do Outono sentirá necessidade de reorganizar a sua vida de uma forma radical, evitando deixar assuntos pendentes. É a melhor forma de preparar o novo ano que se aproxima. Organize uma agenda com todos os planos que tem para o futuro e defina estratégias para melhor os atingir.
Poderá sentir-se tentado a estudar teorias filosóficas que o levem a descobrir o sentido e a essência da sua própria vida.
Em termos profissionais e financeiros conhecerá uma transformação significativa, libertando-se de problemas antigos e abrindo caminho para uma mudança, a longo prazo, na sua carreira.
Poderá sentir que a sua carreira está parada, sem vitalidade e, por isso, a sua aposta vai cair sobre a criatividade e a originalidade como formas de dinamizar a sua vida profissional e obter o sucesso que tanto deseja e merece.
Traços gerais
Os nativos de Gémeos são divertidos, sensíveis e comunicativos. Adoram aprender coisas novas e diferentes, pois têm um espírito curioso e inquieto.
As viagens são um dos seus focos de interesse, porque lhes permitem conhecer novos lugares, pessoas e culturas; a sua sede de novos conhecimentos é ilimitada.
Detestam as convenções e prezam a liberdade acima de qualquer outra coisa. Amantes da Natureza, sentem-se plenamente felizes em contacto com os animais.
A sua principal característica, a dualidade, faz com que mudem de humor com relativa facilidade, transformando-os assim em pessoas misteriosas e imprevisíveis.
Mulher: A mulher de Gémeos é intensa, inquieta e temperamental. Dotada de uma inteligência e perspicácia fora de série, esta mulher procura alguém com quem possa partilhar as suas ideias inovadoras.
Curiosa por natureza, está sempre em busca de novos conhecimentos, por isso é frequente vê-la rodeada de livros. Como tem tendência para se sentir bem em qualquer lugar, adapta-se com facilidade a todo o tipo de situação, mas se não fizer o que gosta nunca se sentirá realmente feliz.
Planeta Regente
Mercúrio - Planeta da comunicação. Representa a inteligência, a perspicácia e a lógica. Promove a descodificação de mensagens, facilita a comunicação e favorece a auto-realização. As suas características assemelham-se às dos nativos de Gémeos e por isso é considerado o seu planeta regente. Aqueles que nascem sob a sua influência são práticos, inconstantes e intuitivos.
Elemento
Ar - Representa a rapidez, a inteligência e o talento. Este elemento relaciona-se com tudo o que diz respeito à racionalidade e à inteligência. Os nativos dos signos que pertencem ao elemento Ar (Gémeos, Balança e Aquário) são inteligentes, curiosos e adaptam-se com muita facilidade a novas situações.
Detestam a monotonia, são impulsivos e idealistas.
Estes nativos sentem uma atracção especial por nativos do elemento fogo, porque enquanto os primeiros idealizam os planos e projectos, os segundos têm a energia suficiente para os pôr em prática.
Signos Compatíveis: Balança, Aquário, Carneiro, Leão e Sagitário
Signos Incompatíveis: Touro, Virgem e Capricórnio


SISTER ALEX
Os nativos de Leão são influenciados pela Carta nº 11 do Tarot - A Força, que significa Domínio.
Previsão geral para 2006
O ano 2006 será, certamente, um ano cheio de oportunidades para os nativos de Leão, o que lhes permitirá a concretização de objectivos. A força de vontade e a garra serão essenciais para colocar em prática novas ideias, principalmente, se tiver uma apetência especial para a escrita, área onde poderá fazer sucesso.
Estará mais predisposto para se relacionar e estabelecer novos contactos sociais. Deste modo, provavelmente, passará mais tempo junto dos seus familiares e amigos. Porém, a partir de 25 de Outubro Júpiter entra em Escorpião, fomentando o sedentarismo.
Sendo este um ano de transformações, estarão reunidas as condições para mudar de casa, ou mesmo, ter um filho.
Com o ano com Saturno em Caranguejo e na casa solar doze, estará mais motivado para retomar actividades pendentes e levá-las avante.
Por vezes, sentir-se-á constrangido com algumas situações, mas a sua perseverança e motivação levá-lo-ão a ter uma outra perspectiva face à realidade, ficando mais forte, confiante e criando estratégias para ultrapassar da melhor forma os obstáculos.
Possivelmente, terá a necessidade de procurar um segundo emprego, no sentido de equilibrar as suas finanças.
Mais perto do final do ano, estará mais interessado em resolver problemas amorosos e dedicar-se-á afincadamente a este sector da sua vida.
Ao criar em si condições para o crescimento pessoal, acabará por desenvolver a sua espiritualidade, venerar o desconhecido e desenvolver actividades cuja vocação estava escondida no seu íntimo.
2006 será um ano de descobertas, crescimento e alcance de objectivos. Será um ano voltado para a harmonia e para o sucesso.
Traços gerais
Os nativos de Leão são simpáticos, extrovertidos e divertidos. Possuindo o Fogo como elemento caracterizador são optimistas e generosos.
São indivíduos com uma extraordinária capacidade de liderança, bastante activos e dinâmicos, possuem uma personalidade forte e detestam passar despercebidos, pois possuem o destaque e o brilho do seu astro regente, o Sol.
A expressividade, a expansividade e sociabilidade são as características que melhor definem estes nativos. São bastante espontâneos e emotivos na forma como expressam os seus sentimentos.
São criativos, exuberantes, vaidosos, corajosos e orgulhosos. Levam a vida numa perspectiva de extremos, pois seguem a filosofia do "tudo ou nada".
Apreciam que o seu trabalho seja reconhecido e quando isto não acontece ficam desolados. Precisam muito de sentir que são amados, admirados e respeitados. Com uma simples palavra amiga se eleva a sua auto-estima.
Mulher: A mulher de Leão não descura qualquer pormenor que saliente o seu aspecto físico e gosta de ser elogiada e sentir-se especial por isso.
É perspicaz, segura e eficiente nos momentos cruciais.
Afectivamente, é uma pessoa que idolatra a fidelidade, é uma amante criativa e uma companheira bastante presente. Prefere homens corajosos e que as valorizem.
Planeta Regente
Sol - Representa a masculinidade, a força de vontade, a determinação e a racionalidade. O Sol ajuda a incrementar o auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal.
As pessoas regidas por este Astro são destemidas, ambiciosas e decididas.
Elemento
Fogo - Representa a força, a coragem e a determinação. As pessoas nascidas sob a influência deste elemento são impacientes, honestas, optimistas e dotadas de uma enorme vitalidade.
Os nativos dos signos deste elemento (Carneiro, Leão e Sagitário) sentem-se, frequentemente, atraídos por pessoas nascidas sob a influência do elemento Ar (Gémeos, Balança e Aquário), porque os primeiros têm a capacidade de colocar em prática as ideias dos segundos, assim como o vento tem a capacidade de atear o fogo.
Signos Compatíveis: Carneiro, Sagitário, Gémeos, Balança e Aquário
Signos Incompatíveis: Caranguejo, Escorpião e Peixes


SISTER MEG
Os nativos de Capricórnio são influenciados pela Carta nº 10 do Tarot, A Roda da Fortuna, que significa Sorte.
Previsão geral para 2006
O próximo ano é, para os nativos de Capricórnio, um ano de desenvolvimento, na medida em que novas oportunidades farão com que dedique mais tempo à vida profissional. O modo como se exprime perante os outros, terá um papel decisivo, de tal forma que poderá ser convidado para ser a coordenar um projecto importante.
Novas oportunidades profissionais avizinham-se, e poderá, inclusive, escolher aquelas que melhor se enquadram nas suas perspectivas.
No primeiro semestre de 2006, as suas relações de amizade poderão ser abaladas, pelo que será importante definir os objectivos em comum. Também, neste sector o modo como comunica com os outros será de grande relevo. É possível que tenha que fazer uma reavaliação das responsabilidades sociais que tem a seu cargo.
No sector da saúde, é provável que tenha que impor na sua vida hábitos mais saudáveis.
Economicamente, a tendência é para que se preocupe mais com a forma como gere as suas finanças. Neste campo, muito devido à sua generosidade, é possível que encontre falhas que é agora capaz de reparar.
Valorize o seu conhecimento das situações, pois através dele poderá perceber que a maneira como analisa o que o rodeia tem que sofrer algumas alterações.
É possível que sinta necessidade de alterar certos aspectos da sua vida. Estas mudanças serão, para os outros, difíceis de detectar, mas com o passar do tempo eles vão acabar por se aperceber.
Um forte sentimento de insatisfação com certos sectores da sua vida assombrá-lo-á. Por isso, acautele-se e enfrente a vida com o optimismo necessário.
Traços gerais
Os nativos deste signo são pessoas práticas, ambiciosas, determinadas e com uma personalidade aberta a mudanças. Esforçam-se por aquilo que pretendem alcançar e não desistem dos objectivos a que se propõem. De uma forma geral, estes nativos são pessoas obstinadas, teimosas e, raramente, desistem das suas metas. Possuem ideias fixas, e mostram-se firmes e determinados quando assumem uma posição.
Nem sempre aquilo em que se aplicam é fácil, mas como têm uma grande capacidade de dar a volta por cima, derrubam os obstáculos com garra e coragem. São muito persistentes e sabem perfeitamente aquilo que querem alcançar e até onde querem chegar. Por possuírem uma personalidade bem vincada, nem sempre são bem aceites pelas pessoas com as quais convivem diariamente, pois estas julgam-nos de forma errada.
Apesar de tudo, são muito sinceros e generosos, mas não expressam com facilidade o que sentem, chegando ao ponto de serem vistos como um pouco insensíveis.
A nível amoroso, a fidelidade encontra-se sempre presente, portanto são capazes de manter uma relação feliz e duradoira por muito tempo.
Na sua vida em geral, apreciam a determinação e a dedicação a causas justas.
Mulher: A mulher de Capricórnio dá grande valor à estabilidade financeira. Não sendo materialista, aprecia o bem-estar e o conforto proporcionado pelo equilíbrio económico.
Conquistar o seu coração também não é fácil, pois só os homens bem sucedidos lhe suscitam interesse.
Planeta Regente
Saturno - Representa a concentração, a racionalidade e a responsabilidade. Transmite uma certa limitação e restrição, um obstáculo à mudança. A sua energia permite uma maior consciência do caminho que cada pessoa tem a percorrer.
É o planeta regente do Signo Capricórnio e aqueles que nascem sob a sua influência são responsáveis, empenhados e racionais.
Elemento
Terra - Representa a concentração, a racionalidade e a inteligência prática. Desenvolve a paciência, a passividade e a auto-disciplina. Os nativos de signos de Terra têm muita força de vontade e perseguem os seus objectivos até os conseguirem alcançar. Teimosos e persistentes não desistem enquanto não alcançam aquilo que querem. Estes nativos são, normalmente, trabalhadores, competentes e obstinados.
As pessoas nascidas sob a influência do elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) são práticas, ágeis e cautelosas e costumam sentir-se atraídas por nativos de signos de água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) que os compreendem e mimam. Com a sua ajuda é possível desenvolver o sector emocional e intuitivo.
Signos Compatíveis: Touro, Virgem, Caranguejo, Escorpião e Peixes
Signos Incompatíveis: Gémeos, Balança e Aquário

terça-feira, janeiro 03, 2006

Kyrie

Em nome dos que choram,
Dos que sofrem,
Dos que acendem na noite o facho da revolta
E que de noite morrem,
Com a esperança nos olhos e arames em volta.
Em nome dos que sonham com palavras
De amor e paz que nunca foram ditas,
Em nome dos que rezam em silêncio
E falam em silêncio
E estendem em silêncio as duas mãos aflitas.
Em nome dos que pedem em segredo
A esmola que os humilha e os destrói
E devoram as lágrimas e o medo
Quando a fome lhes dói.
Em nome dos que dormem ao relento
Numa cama de chuva com lençóis de vento
O sono da miséria, terrível e profundo.
Em nome dos teus filhos que esqueceste,
Filho de Deus que nunca mais nasceste,
Volta outra vez ao mundo!
No 3º dia do 1º mês do Ano Novo, a vós dedico este poema de Ary dos Santos. Controverso e revolucionário para uns, Ary dos Santos escreveu coisas maravilhosas e cheias de significado.
Espero que este ano vos chegue inspirado e cheio de vitórias e alegrias.

segunda-feira, janeiro 02, 2006

2º dia do 1º mês de 2006


Hoje já é o 2º dia....dita a verdade a diferênça de 2 dias a mais ou 2 dias a menos do ponto 0 não é assim tão grande, a não ser na esperança de que é este o ano...mas de quê? É este o ano em que vou ser mais feliz, em que vou conseguir focalizar-me mais no que eu quero ser quando "for grande", é este o ano em que vou conseguir estabelecer objectivos e que vou conseguir cumpri-los, é este o ano em que perco uns quilinhos, é este o ano (é este o mês?) em que me inscrevo no ginásio, é este o ano em que vou conseguir controlar o stress e por aí continuava...
É engraçado, mas para mim nos 1ºs segundos do ano volto à escola, imagino que estou a abrir um caderno novo, no qual acredito que vou escrever tudo correctamente, usando as canetas de cores para fazer sobressair os pontos mais importantes, sabendo que a maior parte vai ser escrita a azul. Sei que quando chegar ao fim do ano, já arranquei algumas páginas, agrafei outras, misturei as cores, esqueci-me dele em casa, sujei-o com leite com café, passei por alguns sucessos, algumas desilusões, mas pelo menos algumas páginas ficaram como eu queria/desejava, quanto ao resto, posso sempre comprar um caderno novo e tentar tudo outra vez....
Mas adiante, vamos ao que já passou, a noite da passagem de ano e aqui, em especial para a Sister Meg, aquela que estava connosco em espírito e underware uns kilómetros mais a norte de Lisboa: passo a explicar o menu (vai-te habituando à ideia) sushi, sashimi, tempura e outros nomes mais que ainda não consegui decorar, acompanhado de um saké quente, que revigora o corpo e alma, o jantar agradável, feito em boa companhia, entre conversas fluídas e risos fáceis, acompanhado de muito pêlo, especialmente para mim, que resolvi estrear um casaco branco de angorá, que libertava fios e mais fios, alguns dos quais que insistiam em alojar-se nos meus olhos. Depois a hora 0, passada muito perto da Praça do Comércio, não sem antes termos feito a última corrida do ano (viva o stress!), para chegarmos a tempo de ver o fogo de artifício de Lisboa, cidades, vilas e lugarejos que ficavam na outra margem do Tejo... 5,4,3,2,1 0, as passas (que abomino, mas como porque é tradição), o champanhe (que não gosto muito, porque não gosto de bebidas com gás), os beijos e abraços, e feliz ano novo, os telefonemas impossíveis de se fazer e receber e já estava. Volta-se a subir para o Bairro Alto, à procura da caipiroska a 2€, o deambular pelas ruas, o falar com toda a gente, dançar ao som do altifalante com rodas que estava no meio do trânsito, o divertir porque está toda a gente, ou quase, bem disposta . Para acabar a noite, o eterno Jamaica, na sua mistura de gentes e estilos musicais, dos quais sobressai sempre o regguie e Sunday Bloody Sunday, ou uma outra qualquer dos U2. Mas aí, confesso, já pouco me mexi, juntamente com o casaco resolvi estrear as minhas primeiras, e não sei até que ponto últimas, botas de bico e cunha. Aiiiiiiii! Sofrimento atroz, meus pobres pés, ressentiram-se da sua 1ª experiência do ano e enviavam-me constantemente sinais de dor, os quais tentei ignorar, mas que fizeram com que o caminho final até a Campo das Cebolas, fosse o mais doloroso que já fiz até hoje nas minhas deabulações nocturnas pela capital.

Mas foi bom, aliás é sempre bom saber que se tem amigas, que apesar das discussões, amuos, discordâncias que se têm durante o ano, estão lá para nós e com as quais podemos contar todos os dias do ano, incluindo o último e o primeiro! E foi assim...

A Noite

Fui a primeira (e por enquanto a única) das 4 a ter um filho e a última a entrar para a Irmandade. Para provar que a falta de um modelito não faz de mim menos Irmã, até porque sei que o primeiro facto desta frase implicou directamente o segundo, tratei carinhosamente de criar este blog, como forma de comunicarmos o que, infelizmente, não posso comunicar convosco todos os dias.
Continuo à espera, ansiosamente, para ver um post de alguma de vós, sugestões, manifestações...
Assim, depois do anterior, deixo aqui um novo desafio: contem-me a vossa cueca power night de passagem de ano. Cada uma por si, ou num texto conjunto, já que a passaram juntas.
Eu, como previsto, fiquei em casa a três. Lareira a crepitar, luzinhas de Natal a piscar, velinhas na mesa a cintilar para um jantar acolhedor de boas vindas a 2006. À meia noite, incrédulo, o mais pequeno foi colocado em cima da mesa, recusou beijos e abracinhos da melga da mãe e voltou convicto e feliz às suas plasticinas. Produzida de azul nos interiores, fiquei-me pelos pretos despretensiosos nos exteriores. Para o ano prometi-me o branco da neve.
Engoli as 12 passas sem resoluções de Ano Novo, fico feliz por ainda ter emprego e com os sorrisos que me aconchegam a alma de cada vez que chego a casa.
Pelo primeiro telefonema de 2006 da restante irmandade o power estava convosco. "Contem-me de vós!"

2006

Caríssimas Irmãs,
Chegadas a 2006 e por perceber que não conseguimos ainda consenso em relação ao template deste mimado blog (como se houvesse facilmente consenso seja no que for entre nós...), decidi deixá-lo branco, até reunirmos opiniões suficientes para que se decida como ficamos.
Antes de me esticar (como aliás é meu costume) gostaria de apresentar publicamente as minhas mais sinceras desculpas pelo erro inicial da minha apresentação como "Syster" e não como correctamente se escreve "Sister". Crucifiquem-me, apedrejem-me! Eu, a correctora ortográfica oficial, eu que ralho, corrijo e me indigno com erros, gralhas e pontapés na gramática... penso que foi a excitação inicial de nos ver na blogosfera! Isto é tudo tão novo...
Já recebemos uma sugestão bastante positiva, a de explicarmos quem somos e o que aqui fazemos, pelo que proponho que, não sob a forma de comentário, mas como post, coloquem aqui precisamente a opinião de cada uma acerca do porquê desta Irmandade, princípios, objectivos, etc.
Um 2006 cheio de Cueca Power para todas vós!