a irmandade da cueca

Porquê que se diz um par de cuecas se ela é só uma? Não sei, talvez porque é sempre bom partilhar as coisas, mesmo as mais intímas... Mas como não há longe sem distância, e esta última existe, criamos aqui uma tertúlia virtual, em que os km não têm lugar e que por meias, completas ou ausentes palavras contamos o que nos vai na alma ou que simplesmente vai.

sexta-feira, julho 21, 2006

De volta à idade média e a preceito







E assim é, pela 1ª vez colo-me na blogosfera, isto tudo para contar e mostrar que ontem fui ao Mercado Medieval em Óbidos!
Já não ia para aquelas bandas à milhares de anos, penso que a última vez foi para aí em 91 ou 92, quando fui acampar para Peniche, portanto se não milhares de anos, décadas pelo menos.
Do pouco que vi de Óbidos fora das muralhas, continua tipíca e bem cuidada, casas caiadas de branco, ruas empedradas, flores e árvores curiosas que saiem das casas muradas. O ambiente festivo e bem disposto, ginginhas em copo de chocolate, uma vez que vivemos na época da recilagem e é importante não produzir desperdícios, doces conventuais, pão com chouriço e outras derivações, espadas de madeiras, brazões de família, tearas de flores, tudo isto em ruas enfeitadas e cheias de gente.
À porta do castelo estão uns guardas medievalmente vestidos, modernamente cobrando as entradas, excepto aqueles, que como eu, tentaram reproduzir de alguma forma a época (vide fotografia). Lá dentro os espectáculos de rua, as bancas de artesanato, as mesas corridas, tudo emoldurado num cheiro a fumo, dos grelhados no carvão. O respasto é simples e bom, sopa de "entulho" em taça de barro e colher de pau, no copo de barro a bebida muito em voga na altura Tang de laranja, pão com chouriço, chouriço assado e espetada de carne servida em folha de couve (very fashion) e pão, tudo comido à mão, com direito a lamber, e em público, os deditos gordurosos. Como nestas festas não podia faltar o lado religioso, para finalizar a uma deliciosa doçaria conventual: encharcada de lamber, literalmente, os dedos e chorar por mais...
Depois assistimos ao casamento e resgate da filha do rei, com direito a espectáculo de guerra e de saltimbancos. Tudo isto à média luz das fogueiras e archotes, pois fazendo juz á época, a iluminação era escassa, mas o qb, para vermos o que faziamos mas não, por exemplo, o que comiamos.
Gostei e diverti-me, adoro brincar aos reis e às rainhas (embora eu fosse só princesa) de vez em quando!


3 Comments:

  • At julho 21, 2006 4:46 da tarde, Blogger Sister Meg said…

    Linda Princesa!
    Isso é o que se chama "encarnar o espírito da coisa", muito bem e ainda valeu a entrada à borla!
    Pela descrição, parece-me apetecível, excepto pela parte das lambidelas de dedos que não me agradam particularmente ; )
    Eu, numa das minhas excelente intenções de também encarnar o espírito da coisa, vesti-me a rigor para uma dita Festa Brasileira e arrependi-me de morte porque afinal de brasileiro aquela festa não tinha nada senão pseudo caipirinhas para tentar levantar os ânimos. O meu, nem assim animou e agora, antes de trajar a rigor seja para o que for, informo-me acerca das reais intenções dos intervenientes...
    Beijos e bom fim de semana!

     
  • At julho 26, 2006 8:50 da manhã, Blogger BlueAngel aka LN said…

    Tb havia vinho que eu provei e bebi, é como se sabe uma bebida divina e eu não podia deixar de a provar. Não era má... para a época. Foi uma noite muito agradável, menina Princesa! Eu já rumo para aqueles lados há três anos e nunca me arrependo (no ano passado até bizei!). Já estou ansiosa pelo próximo mercado. Além disso Óbidos preta-se a este tipo de iniciativas por toda a sua envolvência. Felizmente, já vão havendo mais iniciativas destas pelo país fora. :-)

     
  • At fevereiro 06, 2007 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Excellent, love it! Topamax withdrawalsymptoms

     

Enviar um comentário

<< Home