a irmandade da cueca

Porquê que se diz um par de cuecas se ela é só uma? Não sei, talvez porque é sempre bom partilhar as coisas, mesmo as mais intímas... Mas como não há longe sem distância, e esta última existe, criamos aqui uma tertúlia virtual, em que os km não têm lugar e que por meias, completas ou ausentes palavras contamos o que nos vai na alma ou que simplesmente vai.

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Sinopse ...ou nem por isso de tão longa que se tornou....

Não foi fácil cá chegar mas como o prometido é devido: cá está o meu 1º post!

É minha missão nesta minha estreia contar as origens desta elite que é a "irmandade da cueca"...

Irmandade:

do Lat. germanitate
significa:
parentesco entre irmãos;
intimidade;
confraternidade;
confederação;
liga;
associação;
confraria.

Dos vários significados creio que o de "liga" seja o que melhor se aplica no nosso caso especifico:
Porque esta irmandade é uma junção, um pacto, um acordo....

Cueca:

Esta palavra embora não definida em dicionário é do censo e utilização comum. É também parte do folclore da transição para um novo ano - há que estrear uma cueca azul na entrada de cada ano novo!( as origens desta crendice são-me desconhecidas e a bem da verdade não quero nem aprofundar muito o assunto...não vá correr o risco de descobrir que em tempos idos esta era a única altura em que se mudava a roupa interior...errrhg!)

Irmandade da Cueca:

Estavamos nos últimos dias do ano de 2004: no desespero de que tão fatídico ano acabasse e na certeza de que 2005 só poderia ser melhor 3 amigas acharam por bem cumprir o ritual ao pormenor e entrar em 2005 de cueca nova!E assim foi: powered by DIM a passagem para 2005 deu-se da melhor forma e com a maior fé nos 365 dias que se seguiriam- daí o titulo desta irmandade: CUECA!
Mas este sendo decerto o pormenor que mais curiosidade pode causar é sem dúvida o de menor importancia....
No âmago desta irmandade encontramos as verdadeiras origens da sua existencia:
O poder da amizade, a magia da cumplicidade, a saudade da irresponsabilidade e descomprometimento de todas, a certeza de que a vida e os novos anos que nos esperam serão sempre e ainda melhores e mais felizes e o pacto de que por mais anos novos se tornem velhos: não deixaremos que os caminhos que nos afastam nos tornem estranhas umas das outras!

2006 é o 2º ano da cueca: Em 2005 entre as 4 irmãs existiram pequenos atritos, stresses, desilusões, revelações e até discussões quase sérias...Mas somos "amigas do caraças" e por mais que se faça ou diga...está tudo bem na mesma!
A entrada em 2006, em Lisboa ou no médio Tejo teve um facto comum da maior relevancia: por força da irmandade estavamos juntas e desejando para todas o que desejamos para nós! Mais uma entrada em grande que nos dá o balanço e a energia para estrear cada um dos 365 novos dias na certeza de que cada um pode ser um dia feliz, e com a garantia que naqueles em que nada bateu certo temos sempre pelo menos 3 pessoas fantásticas com quem podemos contar!
A cueca é o "elo", o símbolo...e no fim de contas dão sempre jeito!!!

4 Comments:

  • At janeiro 09, 2006 9:58 da manhã, Blogger Sister Nemm said…

    Sim, sou eu a desnaturada que ainda não colocou nenhum post no nosso blog... mas vamos admitir a inspiração tem andado vossos lados.
    Mas agora faço questão de ser a 1ª a fazer um comentário que apesar de ser a este post é dirigido a todas as irmãs escritoras.
    Irmãs Cuecas, é giro ter algo "palpável" para nos unir e mais uma justificação para variarmos e soltarmos umas gargalhadas, mas antes disso existia e existe algo muito mais importante e fundamental - estamos cá umas para as outras com ou sem cueca porque gostos não se discutem e alguma irmã gostar de andar "arejada" a malta não se chateia
    Gosto muito de vocês!!

     
  • At janeiro 09, 2006 11:24 da manhã, Blogger Sister San said…

    Sister Alex, apesar de tardar, folgo em ver que o teu início como bloggista, foi exactamente com a nobre tarefa de explicar quem somos e o que fazemos aqui (acho que já ouvi isto algures:-)).Ah pois é, as cuecas foram simplesmente o pretexto, o símbolo que deu aso à junção. O resto já existia..., aquelas coisas que não nenhum objecto físico, nem por vezes palavras, que explique.E pronto, em poucas linhas e numa explicação simples e o q.b. informativa, o porquê da irmandade.

     
  • At janeiro 09, 2006 12:51 da tarde, Blogger maria antunes said…

    Ahhhh... está tudo explicado... ufa, ainda bem que a explicação foi curta.

    cof... cof...

    Bem, então desejo-vos um excelente 2006, cheio de coisas boas, sucesso para o blog e... vão comprando umas cuequitas novas.

     
  • At junho 25, 2006 12:32 da tarde, Blogger MCDB said…

    percebi que a cor era importante.. mas e a forma? há algum registo da cueca ser de formas "interessantes"? parece-me que o vosso girl power é bem presente. enfim.. utilizando uma expressão bem conhecida entre os Cabrões.. "no fundo no fundo.. é uma vidinha em cuecas"

     

Enviar um comentário

<< Home