a irmandade da cueca

Porquê que se diz um par de cuecas se ela é só uma? Não sei, talvez porque é sempre bom partilhar as coisas, mesmo as mais intímas... Mas como não há longe sem distância, e esta última existe, criamos aqui uma tertúlia virtual, em que os km não têm lugar e que por meias, completas ou ausentes palavras contamos o que nos vai na alma ou que simplesmente vai.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Para uma 5ª feira mais doce

Esta receita foi-me enviada pela Sister Meg, quase totalmente traduzida, mas tomo eu a liberdade de a publicar, de modo a que toda a irmandade tenha acesso a ela. Não sei se todas gostam de crumble, mas 2 pelo menos sim...

Crumble de Maçãs e Tâmaras

8 maçãs de várias qualidades

24 tâmaras secas

1 chávena de chá quente

100gr de papas (farinha) de aveia

100gr. de açúcar amarelo

100gr. de manteiga com sal, cortada aos cubos

100gr de farinha (podendo utilizar-se metade de farinha de trigo e outra metade de farinha normal para um sabor interessante)

Leite q.b.

Para 6 doses

Pré aquecer o forno a 200º. Untar um tabuleiro com um pouco de manteiga (a menos que este seja anti-aderente).

Colocar as tâmaras numa taça e deitar por cima o chá quente. Deixar estar cerca de 20 minutos para elas incharem um pouco.

Descascar e remover o caroço às maçãs e cortá-las às fatias. Dispor as fatias no tabuleiro. Deitar algumas colheres de sopa cheias da infusão das tâmaras nas maçãs (o líquido ajuda à sua cozedura). Escorrer as tâmaras, remover as sementes, cortá-las aos cubos e distribuir uniformemente por cima das maçãs.

Na misturadora, bater a papa de aveia, o açúcar, a manteiga e a farinha até se assemelhar a sal grosso. Adicionar um pouco de leite e bater um pouco mais. Espalhar a mistura em cima da fruta. Pode optar por utilizar toda a mistura para um verdadeiro “crumbly, crumble” ou utilizar só uma porção (eu utilizo cerca de ¾) e guardar o restante, num recipiente hermético, no frigorífico para utilizar mais tarde.

Colocar a mistura no forno para cozinhar durante uma hora, até as maçãs estarem tenras e a cobertura dourada. Servir com creme inglês, natas frescas ou com uma bola de gelado.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home