a irmandade da cueca

Porquê que se diz um par de cuecas se ela é só uma? Não sei, talvez porque é sempre bom partilhar as coisas, mesmo as mais intímas... Mas como não há longe sem distância, e esta última existe, criamos aqui uma tertúlia virtual, em que os km não têm lugar e que por meias, completas ou ausentes palavras contamos o que nos vai na alma ou que simplesmente vai.

sexta-feira, junho 02, 2006

Influenza

Doença infecto-contagiosa causada por um dos três tipos do Influenzavirus. Transmitida pelas vias aéreas, a gripe causa quadro clínico variável, normalmente caracterizado por febre intensa, dor de cabeça e de garganta, cansaço, inflamação das mucosas e das vias respiratórias, tosse, dores musculares e sensação ou tremores de frio. Em geral, a doença pode durar de três a sete dias e o tratamento é sintomático, variando de caso a caso.
Fonte do texto: Dicionário de termos médicos e saúde, de Luís Rey.
Devo dizer que a descrição não é suficientemente sintomática do meu estado. Desde que acordei na última segunda-feira que a cada dia me sinto pior, mais entupida, debilitada, entre o afrontamento de calor e o suor gélido, entre uma ou outra narina obstruída, o peso do mundo inteiro sobre a minha cabeça, olhos chorosos e semi-cerrados, olheiras até aos cotovelos, tosse cavernosa e espirros frequentes. A cada dia novo sintoma e nenhum dos anteriores se vai embora. Vão acumulando, para cúmulo dos meus dias e desespero da minha fraca pessoa.
Como pode este malvado ser tão poderoso?

Foto de um Influenzavirus, vírus tipo RNA (composto por ácido ribonucléico) da família Orthomyxoviridae e que compreende três espécies, o Influenzavirus A, B e C. É responsável pela gripe humana e em outros animais. Uma vez no corpo, esses vírus atacam e destroem glândulas da mucosa e epitélios ciliados que, no acto da respiração, protegem o sistema respiratório de partículas estranhas presentes no ar.

Eu logo vi que isto tinha alguma coisa a ver com os epitélios!

E estes com um ar aparentemente tão fofinho...

Hemácias (glóbulos vermelhos) semelhantes a um ouriço-do-mar, infectadas com o Influenzavirus.

Afinal também são uns malvados contagiados!
Espero no fim de semana conseguir expulsar pelo menos alguns destes vírus do meu corpo, ou sinto que me vou desintegrar, pelo menos o meu nariz vai. E depois, há o facto de há quatro dias ouvir o mundo e a mim própria como se estivesse no fundo de um grande aquário...

Espero que estejam todas em muito melhores condições que eu. Bom fim de semana e não se considerem beijadas, não vá este ser maldito aproveitar a boleia do beijo...

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home